CLUBE DE LÍDERES

CLUBE DE LÍDERES

"GUARDIÕES DO CERRADO"

Neste final  de semana 02 de junho 46 jovens da VI  Região,  se inscreveram em um dos maiores pólos de treinamento de Liderança da Missão Mineira Norte. Trata-se do Clube de Líderes "Guardiões do Cerrado", nome aprovado pela maioria dos aspirantes, visto que o mesmo tem estreita ligação com nosso bioma ao passo que é um convite a proteção ambiental.
Otimismo e determinação foi o que as unidades; Pequi, Ipê, Aroeira, Jacu, Coruja, Guariba, e Raposa demonstraram ao participarem das aulas de; Doutrinas (Espirito Santo), Astronomia e Civismo.

ORDEM UNIDA (Atividades Recreativas)
REQUISITOS
1-      Explicar, pelo menos, cinco objetivos da ORDEM UNIDA.
2-     Definir:

a)     Formação
b)     Linha
c)      Fila/Fileira
d)     Distância
e)     Intervalo
f)       Coluna
g)     Alinhamento
h)     Cobertura
i)       Cerra-fila
j)       Homem base
k)     Coluna base
l)       Testa
m)  Cauda
n)     Frente
o)     Cobrir


3-     Explique o que é cadência.
4-     Descreva os quatro tipos de passos a seguir. Saber executar corretamente todos eles:
a)     Passo estrada
b)     Passo ordinário
c)      Passo acelerado
d)     Sem cadência
5-     Saber quais são as três etapas da voz de comando.
6-     Explicar com detalhes a execução dos seguintes comandos:
a)     Descansar
b)     Frente para a direita/ esquerda / retaguarda
c)      Sentido
d)     Cobrir
e)     Esquerda / direita / meia-volta volver
f)       Sentado / de pé 1,2
g)     Perfilar
h)     Ultima forma
7-     Executar corretamente os seguintes movimentos a pé firme:
a)     Atenção
b)     Sentido
c)      Cobrir
d)     Firme
e)     Direita volver
f)       Olhar à Direita
g)     Olhar à Esquerda
h)     Olhar Frente
i)       Esquerda volver
j)       Meia volta volver
k)     Sem intervalo, cobrir.
l)       Firme
m)  Descansar
n)     Frente para a retaguarda
o)     Frente para esquerda
p)     Frente para a direita
q)     Fora de forma, marche
r)      À vontade. Atenção
8-     Executar corretamente os seguintes movimentos em deslocamento (passo ordinário):
a)     Ordinário marche
b)     Alto
c)      Marcar passo
d)     Em frente
e)     Conversão à direita
f)       Conversão à esquerda
g)     Em direção à esquerda, marche.
h)     Em direção à direita, marche.
i)       Olhar à direita
j)       Olhar frente
k)     Olhar à esquerda
l)       Direita volver
m)  Esquerda volver
n)     Meia volta volver
o)     Trocar passo
p)     Alto
q)     5 passos em frente, marche
9-     Explicar e demonstrar como usar, exibir e cuidar da bandeira, incluindo como dobrá-la adequadamente.

ASTRONOMIA (Estudo da Natureza)
REQUISITOS
1-      Responda as seguintes perguntas:
a)     O que causa um eclipse?
b)     O que é uma estrela cadente?
c)      Qual a velocidade da luz?
2-     Sobre o corpo celeste mais próximo da Terra responda:
a)     Dê o seu nome
b)     Qual sua distância da Terra?
c)      Qual sua influência nas marés?
3-     Faça um diagrama mostrando as posições relativas e os movimentos da Terra, Sol e Lua. Mostre as posições e os movimentos nos eclipses lunares e solares.
4-     Faça um diagrama do sistema solar, nomeando os planetas na ordem correta a partir do Sol.
5-     Identifique no céu 5 estrelas fixas. Qual a diferença entre um planeta e uma estrela fixa?
6-     Sobre constelações:
a)     Explique o que é uma constelação
b)     Nomeie e aponte 6 diferentes constelações
c)      Nomeie 2 constelações que são visíveis durante o ano todo
7-     Desenhar um esquema das constelações Cruzeiro do Sul, Órion e Escorpião.
8-     O que é a Via Láctea? Observar a Via Láctea no céu noturno.
9-     O que é a estrela da manhã? Ou estrela vespertina? Por que elas recebem esses nomes?
10-  Explique o que é Zênite e Nadir.

CÃES (Estudo da Natureza)
REQUISITOS
1-      Dar o nome científico ao cão domestico.
2-     Citar cinco características peculiares da família Canídae.
3-     Identificar, a partir de fotografias/figuras, ou observação natural, 5 membros selvagens da família dos cães
4-     Identificar, a partir de fotografias/ figuras , ou observação natural, 15 diferentes raças de cães.
5-     Mencionar 5 contribuições da família dos cães ao homem.
6-     Escrever ou descrever oralmente a importância, para o homem, dos seguintes grupos de cães e mencionar algumas raças equivalentes:
a)     Cães-guia
b)     Cães farejadores
c)      Cães pastores
d)     Cães companheiros para crianças
e)     Cães guarda
f)       Cães que auxiliam policia e bombeiro em sua região.
7-     Dar nome da menor e da maior raça de cães.
8-     Identificar pessoalmente ou fotografias/figuras, 5 cães que são classificados como “toy” (anões).
9-     Qual é o único cão que tema língua inteiramente azul ou preta?
10-  Qual é o cão mais rápido?
11-   Escrever ou contar uma história sobre um cão.
12-  Quais cuidados deve-se  tomar com os cães para que tenham vida saudável.
13-  Ajudar a cuidar de um cão por, pelo menos, 1 mês.

ORIGAMI (Habilidades Manuais)
REQUISITOS
1-      Definir o que é um origami. Conhecer sua história e desenvolvimento em diferentes países.
2-     Definir quais são os principais usos do origami atualmente e qual diferença em relação a como era usado no passado.
3-     Explicar a importância e utilidade dos diagramas. Conhecer os principais símbolos usados nele.
4-     Ser capaz de identificar os seguintes símbolos e executar o movimento correspondente, quando houver:

a)     Dobrar nessa direção
b)     Dobrar e desdobrar
c)      Dobrar para trás
d)     Dobrar para dentro
e)     Linha do vale
f)       Linha da montanha
g)     Frente
h)     Verso
i)       Vinco
j)       Segurar aqui
k)     Soprar
l)       Abrir
m)  Dobrar em cima da dobra
n)     Girar


5-     Explicar a importância e utilidade das bases ou formas básicas. Demonstrar as seguintes:

a)     Base quadrada
b)     Base de peixe
c)      Base de balão
d)     Base de pássaro
e)     Base de sapo

6-     Dobrar os seguintes modelos a partir de diagramas ou escolher modelos semelhantes:

a)     Tsuru
b)     Cachorro
c)      Flor
d)     Cigarra
e)     Sapo que pula
f)       Pombo correio
g)     Barco à vela
h)     Galinha
i)       Folha
j)       Pato
k)     Borboleta
l)       Pessoa

7-     Dobrar 2 modelos de sua escolha, de memória.
8-     Ilustrar uma história da Bíblia usando vários modelos de origami.

ÁRVORES (Estudo da Natureza)
REQUISITOS
1-      Descrever a diferença entre árvores e arbustos.
2-     Descrever a função das folhas na vida de uma árvore.
3-     Esquematizar as partes de uma folha completa. Identificar nas folhas coletadas as partes existentes.
4-     Montar exsicatas de 15 espécies diferentes e rotular cada exsicata. Os rótulos deverão conter o nome científico, família, nome popular e característica da árvore.
5-     Conhecer de memórias as espécies de requisito anterior e ser capaz de identificar outros indivíduos da mesma espécie no campo.
6-     Citar 2 exemplos de cada árvore que recebeu seu nome devido:
a)     Ao seu uso comum
b)     Ao ambiente em que crescem
c)      A alguma característica específica
d)     A região geográfica onde é encontrada
e)     Às primeiras pessoas a descobri-las e descreve-las.
7-     Conhecer o nome cientifico das 2 grandes divisões de árvores e saber as diferenças entre elas.
8-     Escrever um texto argumentativo sobre a importância da conservação da vegetação do ecossistema onde você mora.
9-     Dar 2 exemplos de árvores que :
a)     Crescem melhor em lugares úmidos e alagados
b)     Crescem melhor em altitudes elevadas em montanha
10-  Contar 5 histórias bíblicas de árvores que tiveram papel importante.

PRIMEIROS SOCORROS  - BÁSICO (Ciência e Saúde)
REQUISITOS
1-      O que são primeiros socorros? Quais as suas finalidades?
2-     O que é choque? Quais são os principais tipos? Quais as principais causa? Demonstrar o tratamento adequado aos choques hipovolêmico e anafilático.
3-     Demonstrar a manobra adequada caso uma vítima esteja engasgada.
4-     Saber o procedimento adequado caso uma vítima esteja com hemorragia.
5-     Saber o procedimento adequado para tratar uma vítima de envenenamento.
6-     Saber o procedimento apropriado para ajudar vítimas com queimadura de primeiro, segundo e terceiro graus. Através de desenhos ou modelos, demonstrar a porcentagem de área corporal das seguintes parte do corpo: cabeça, membros superiores, membros inferiores, dorso, tórax  e abdome.
7-     Saber o procedimento adequado para auxiliar vítimas de queimaduras químicas.
8-     Saber que situações podem levar a um envenenamento por monóxido de carbono, e o resgate e técnicas de tratamento para este tipo de tratamento.
9-     Saber o procedimento adequado para o tratamento de vítimas com ferimentos na cabeça.
10-  Saber o procedimento adequado para auxiliar vítimas  om ferimentos internos.
11-   Saber como prevenir infecções.
12-  Qual o tratamento adequado para picadas de cobra? Saber qual o centro de saúde referencia em sua região.
13-  Qual o tratamento adequado para mordidas de animais? O que é raiva? Qual a classe de animais que podem transmitir a raiva?
14-  Qual tratamento adequado para picadas de insetos e aranhas?
15-  Qual a diferença entre desidratação e insolação, e qual tratamento adequado para cada um?
16-  Qual o procedimento adequado para uma pessoa que esteja com as roupas em chamas?
17-  Quais são os princípios básicos para prevenção de incêndios em sua casa?
18-  Quais os princípios básicos de segurança em rios, mares e piscinas?
19-  Quais as maneiras de salvar uma vítima de afogamento sem nadar?
20- Quais são os princípios básicos de segurança em questões de eletricidade?
21-  Como prevenir a intoxicação alimentar?

ARTE EM FANTOCHES (Habilidades Manuais) – Exclusivo para CONSELHEIROS
REQUISITOS
1-      Possuir, pelo menos, 3 marionetes. Pelo menos 1 delas deverá ser confeccionada manualmente por você.
2-     Desenvolver três personagens com vozes características para cada um de seus fantoches.
3-     Escrever 3 roteiros de 2 a 3 minutos.
4-     Fazer, pelo menos, 3 apresentações dos roteiros acima a qualquer público (não pode ser amigos ou familiares).
5-     Ser avaliado, em  cada uma apresentação, por um dos telespectadores. Este avaliador não pode ser familiar ou amigo direto do marionista.
Obs: Requisito 1 – Anexar fotos da confecção das marionetes em casa/reunião ACD.
Requisito 3 - Transcrever o roteiro desenvolvido pela sua Unidade/Equipe da ACD.
Requisito 4 – Anexar  fotos da apresentação da Unidade/Equipe da ACD.

ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS CRISTÃS (Atividades Missionárias)
REQUISITOS
1-      Citar a fonte bibliográfica e contar uma história para cada uma das categorias abaixo:
a)     História Bíblica
b)     Histórias da sua Igreja
c)      História da Natureza
d)     História com algum fundo moral
e)     História com ajuda de recursos visuais
f)       História de um missionário em terras estrangeiras
g)     História com princípios de saúde e temperança
Para cumprir esse requisito, cada uma das histórias deve ser contada em uma dessas atividades ( por pelo menos 3 minutos)
a)     Em uma meditação nas classes de Juvenis ou Primários da Escola Sabatina.
b)     Meditação do Clube no domingo em classe bíblica
c)      Meditação para Unidades de 10-12 anos dentro do Cantinho da Unidade.
d)     Meditação em algum acampamento ou evento que o clube tenha participado, no fogo do conselho, em um culto, etc.
Entregar todas as histórias por escrito.
2-     Contar 2 histórias pesquisadas no item 1 no momento de adoração infantil na Igreja, adequadas para a ocasião.
3-     Usando sua criatividade, crias 5 histórias próprias que ensinem práticas morais, amor a natureza, preservação do ambiente, demostrem sua fé em Deus ou algum assunto que seja útil na construção do caráter dos desbravadores. Entrega-las por escrito.
4-     Usando uma dessas histórias que você criou no item anterior, demonstrar a seu líder ou conselheiro como modifica-las nas seguintes circunstâncias:
a)     Saber contar a história na terceira pessoa.
b)     Demonstrar suas técnicas de contar a história de forma a torna-la mais interessante para as diferentes faixas etárias:
1.       Crianças pequenas (idade de aventureiros)
2.      Adolescente ou jovem
3.      Adultos
4.      Saber encurtá-las, sem perder o conteúdo ou aplicação
5.      Saber torna-la mais longa.
2013158076512



1º ANIVERSÁRIO RAÍZES 18 REGIÃO


Ação de Graças

 Unidade Manaím - Água limpa é para os fracos!

 Unidade Terra - 80 % Calouros, (o melhor trote da vida deles)

Unidade Aroeira - Osso Duro de Roer

Equipe Salmos - Um Brinde à Existência !

Equipe Salmos

Unidade Água

 Bolo em Perigo... 

Dinei, 100 % Apoio !
 Aula Raízes 26/08/2012 - Nós e Excursionismo c Mochila

6º Lugar Acampamento Raízes - Aspirante Élika
 5º Lugar Acampamento Raízes - Aspirante Carlos
4º Lugar Acampamento Raízes - Aspirante Paloma
Revelação Acampamento Raízes - Aspirante Evilane
 Cristiane, Jonas (Fagner) e Alexandro 1º 2º e 3º Lugar respectivamente.
Campeã Acampamento Raízes - Equipe Água


2 ° Acampamento Raízes 18º Região


Equipe Água


Unidade Aroeira




Equipe Água

 Estalagmite

 Fogo do Conselho 

 Instrução Civismo

 Unidade Manaim

Unidade Aroeira - Nós e Amarras





 Sistema de unidade - Equipe Água



Equipe Salmos

 Adoração - Sábado

 Hasteamento de Bandeiras - Domingo 01/07/2012 8:00hs

 Caminhada na mata

 Caminhada Noturna

 Civismo

 Coleta seletiva às margens do Rio Paracatu

 Comida Mateira

 Como Dobrar a Bandeira

 Construção de Abrigos



 Diretores do Clube Lírios do Vale


 Fogo do Conselho

Proteção Ambiental






4 comentários:

  1. Curso de Líderes Raízes polo- Brasilia de Minas
    simplesmente o MELHOR curso de Líderes do mundo!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Isso porque você descobriu que quem faz o raizes sabe onde quer chegar, e saber onde quer chegar faz toda a diferença. Vocês são a melhor equipe que conheço pois vocês não ficam se comparando, APENAS BUSCAM A EXELENCIA! Esse é o melhor Benchmarking que um líder pode ter. Seguramente ainda não somos os melhores mas estamos muito próximo...rsrsrs...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. E só seremos OS MELHORES porque temos O Melhor Professor Do Mundo! que se dedica totalmente aos seus liderados,Com você aprendemos a viver melhores do que somos e a sermos mais felizes do que merecemos. Que o nosso SENHOR JESUS continue fazendo de você um Líder Iluminado! Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Que o senhor Deus tenha misericórdia de cada um de nós e que o sucesso do clube Raízes que é absolutamente coletivo não seja uma arma contra nenhum indivíduo. Mais do que nunca precisamos ser altamente agressivos em relação ao nosso foco de maneira tal que a união e a humildade nos afaste cada vez mais do verdadeiro fracasso. O Espiritual.

    ResponderExcluir